sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mata Ratos Ecológico

E eis que chega uma boa notícia por e-mail!

Ratos morrem ao comer feijão crú!

O resultado é de um estudo da Universidade Federal de Pelotas, avaliando o valor nutricional de feijões. Só que o experimento é testado em ratos!

O estudo está diponível aqui:
www.ufpel.tche.br/faem/agrociencia/v1n1/artigo2.pdf

Basicamente, o feijão quando cru possui agentes anti-nutricionais(inibidores de proteases), que nos ratos levam a morte entre 2 e 9 dias!
Mas isso se o bicho só for alimentado com isso!
A receita é triturar o feijão crú em um liquidificador ou processadora (eu tentarei o pilão), e espalhar a farofinha pelos cantos da casao onde costuma passar.

Basicamente, você tem que fazer ele preferir esse feijãozinho moído cru, a qualquer outro alimento. Aí que mora o desafio.

Outra coisa que descobri é que são basicamente 3 as espécies de ratos que atormentam a vida humana urbana: ratazanas, ratos pretos, e comundongos (Mus musculus). Possivelmente é esta última espécie que também mora comigo.

Eles comeram a isca, mas ontem tinha certeza que ainda os escutava no forro de casa. Acho que foi o corte de grama que levou a migração massiva deles para meu teto.
E esclarecendo a Alice: não é bem um forro, eu moro numa casa tipo cabana,tem altos buracos ligando o interior ao exterior da casa.
O que chamo de forro são umas tábuas suspensas entre as paredes e o teto de telha de amianto (fibrocimento). São as Eternit, não sei se são as cancerígenas ou não!
Limpei esse lugar quando cheguei. Tinha de tudo lá em cima!
E jamais imaginei que pudessem ter ratos!
O que mais me amedontrava eram as traças... mas delas eu falo no próximo bloco.

Um comentário:

  1. Natalie
    nao tive tempo de ler a reportagem inteira, mas retornarei!
    recebi uma notícia que em lembrou você, o próximo projeto de bolsas de transporte da UNLP é forneceer bicicletas aos alunos!
    Achei super interessante, porque o gasto será o mesmo que teriam com os passes, mas é mais saudável!
    um abraço

    nao deu certo quanto as fotos? na verdade em parte, recebi um email da mulher reclamando que eu entreguei depois do horário (mas na verdade o responsável mesmo, nem estava lá!)

    beijo

    ResponderExcluir