terça-feira, 28 de maio de 2013

Escalando na Europa

Em março do ano passado, eu comecei a brincar de escalar com a minha amiga Elisa, no paredão de escalada da UNICAP, que na verdade é mantido por uma associação, o GEEU.

Mudando para a Europa, estava segura de que seria a coisa mais fácil do mundo pra eu continuar fazendo. Dado o fato que eu sou realmente iniciante, não tenho o equipamento para ir para rocha, ou experiência para tentar algo sozinha, procurei as alternativas "indoor".

França
Em Angers, a universidade pública, Université Angers tinha uma parede de escalada, mas a longa distância somada às inúmeras horas de trabalho em grupo e estudo pela noite, além das viagens técnicas, inviabilizaram qualquer contato direto com rocha, paredes e agarras em Angers. Escalada, em francês, diz-se "Escalade". E Angers tem também seu clube alpino.
Já procurei coisas para a temporada em Lyon, em breve atualizo.

Espanha
Passando por Barcelona, achei que iria tirar "a barriga da miséria". Procurei nas redes para ver o que acontecia, descobri que Montserrat era um ótimo destino, e até levei minha sapatilha na mochila no dia em que fui para lá, só para o caso de ter alguém com uma cadeirinha extra e um top-rope instalado. Nada. Mas fiz bonitas fotos de escaladores. Se estiver procurando parceria para escalar em Barcelona, entre no grupo do Facebook: Escalada en Barcelona.
Povo escalando em Montserrat, próximo à Barcelona.
Itália
Da Espanha, mudança para Piacenza, na Itália, talvez, o paraíso da escalada! Lá, logo na minha primeira segunda-feira testei o Macaco Climbing School, que é uma academia de boulder. Me fez rever o conceito de boulder e começar a curtir a coisa, pela quantidade e variedades de vias em várias inclinações diferentes.
Mas como sabia da existência do Clube Alpino Italiano, resolvi testar, e acabei 
Sem dúvida, lá foi onde meu italiano melhorou um bom bocado, e onde conheci italianos e italianas super abertos e animados. A sede e local de treino chama-se La Cavalleriza, e todas as noites há instrutores e pessoas responsáveis. Funciona também no formato de associação, dependendo de trabalho voluntário e divisão de responsabilidades. Se alguém for pra Piacenza, me avisa, que tenho entradas sobrando! E o lugar é absolutamente bonito, as vias bem montadas, tem corda pra todo lado, é possível fazer uma travessia pelo teto. Com direito a vestiário e ducha quentinha se quiser se arrumar depois de treinar.
A outra coisa legal da Itália é que você acha equipamento de escalada em quase qualquer loja de material esportivo.
Sobre vocabulário: escalada é "arrampicata" e treina-se em uma "palestra" (academia).

Inglaterra
Vindo para o interior do interior da Inglaterra, Shropshire, não é que achei também uma academia de escalada? Mas acabei só indo uma vez. Ela chama-se Newport Rock, e fica em Newport Shropshire, e foi lá que subir pela primeira vez uns 5 metros sem corda. O chão é todo forrado com espumas de alta densidade, então teoricamente, "não tem perigo", mas eu suei frio, suei bonitinho (bem mais que na minha primeira vez na rocha). O ginásio não tinha aquecimento e nevava do lado de fora, então foi também minha primeira experiência de escalar com as mãos muito frias.

E fazendo a última busca para tentar escalar mais uma vez antes de partir do Reino Unido, em Bristol há uma academia que eu talvez teste no fim de semana, UnderCoverRock.

Geral
Uma das coisas que aprendi nesse movimento de vida nômade é que acaba que não vale a pena comprar os pacotes de entrada e/ou desconto. Por mais que na intenção você queira voltar e se comprometer com isso, a realidade pode ser mais dura e compor mais prazos ou viagens extras que o previsto. 

Sobre os equipamentos, sem dúvida, mais baratos por aqui. A única coisa engraçada é que comprei uma cadeirinha francesa PETZL, na Itália, e minha sapatilha italiana da La Sportiva na França.
Vontade de comprar o resto do kit básico sempre dá, mas der que lidar com uma mudança a cada 6 semanas ou 3 meses faz a gente repensar bagagem, e o mínimo tem que ser realmente o mínimo.

Qualquer veterano de escalada deverá achar este post meio inútil, já que eu não falei de rocha, vias, ou guias de escalada, mas espero que seja útil para outros novatos insistentes.
E se tem mais a dizer, por favor, deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário