quinta-feira, 9 de maio de 2013

Inglaterra não é Londres...

... ainda que Londres, seja um pouco de Inglaterra.

Faz quase 3 meses que estou no Reino Unido, e todas às vezes que converso com alguém pelo Brasil, escuto Londres. Me perguntou de Londres, de como é Londres, de Londres isso, Londres aquilo.

Eu cheguei de avião por Birmingham e apesar de já ter passeado por um punhado bom de cidades aqui do Reino Unido, não, eu não fui pra Londres. Não fosse minha passagem de trem para Paris (aí sim, saindo de Londres), talvez fosse a primeira brasileira a vir pra Inglaterra e não conhecer  Londres.

Londres é talvez a cidade mais cosmopolita do mundo, e por sua vez, a menos britânica. Segundo o censo de 2011, 13% dos habitantes de Londres são imigrantes, e menos de 50% se declararam brancos "nativos".

Tudo isso para lhe dizer o já óbvio: capital é capital (e poucas vezes reflete o que é o interior), e no caso da Inglaterra, há muito mais pelos "sertões" britânicos do que possa transparecer em Londres.

Visitar a Inglaterra e só conhecer Londres seria como vir para o Brasil e só ver Brasília, ou visitar São Paulo capital e avaliar a gentileza e simpatia do povo brasileiro por um atendente de banco na Av. Paulista.

A Inglaterra é muito, muito mais que Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário